10 formas de induzir o parto naturalmente

Indução natural do parto

Trabalho de parto é algo imprevisível. Tem mulheres que têm seus bebês naturalmente antes de 40 semanas e outras que ficam na expectativa até quase 42 semanas.

Mas o que acontece na maioria das vezes, quando o bebê passa de 40 semanas são tentativas de induzir o parto naturalmente, através de movimentos, alimentos, e outras técnicas que ajudam no processo e evitam uma indução hospitalar.

Fizemos um levantamento de 10 dicas úteis para quem já passou das 40 semanas e está aguardando algum sinal do bebê querer nascer, e vamos te dar todas as informações.

Anote aí!

 

1. Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. Primeiro ponto, a prostaglandina encontrada no sêmem, ajuda a afinar o colo do útero (quando esse já está maduro). Segundo fator:  os orgasmos favorecem a contração uterina e, por consequência, a dilatação. E por fim, a sensação de relaxamento pós-orgasmo libera ocitocina, auxiliando o início do trabalho de parto.

 

2. Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. Estudos mostram que as tâmaras ajudam em um trabalho de parto mais rápido.

 

3. Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … Pois por serem alimentos termogênicos, aceleram o metabolismo, ajudando assim a gestante entrar em trabalho de parto.

 

4. Caminhadas longas. Além de ajudar a dilatar, as longas caminhadas ajudam o bebê descer e encaixar na pelve. Sem contar que ajuda muito nesse momento de ansiedade.

 

5. Exercícios. Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

 

6. Acupuntura. Isso mesmo, existem alguns pontos no nosso corpo que nos ajudam a iniciar o trabalho de parto, seja por afinar o colo do útero ou mesmo provocar contrações. Mas atenção procure um profissional que seja especializado em gestantes.

7. Acupressão. Assim como a acupuntura, essa técnica consiste em ativar alguns pontos do nosso corpo, só que no lugar de agulhas, é usado somente a pressão dos dedos.

 

8. Estimulação dos mamilos. A estimulação dos mamilos ajuda a liberar ocitocina, tal como acontece quando tem um orgasmo. E o ideal é que seja feita por alguns minutos e umas 4 vezes ao dia.

 

9. Descolamento de membrana. Essa técnica é feita pela sua obstetra no consultório, e pode inclusive  provocar início imediato do trabalho de parto.

 

10. Óleo de prímula. Essa erva pode ajudar o colo do útero a afinar e dilatar, preparando-o para o parto.

 

Agora que você já leu algumas dicas, a dica principal é “RELAXE”. Sabemos o quanto é difícil relaxar nesse momento de muita ansiedade e emoção, mas nosso psicológico pode nos ajudar ou atrapalhar bastante. Sem contar que é muito bom estar relaxada e descansada para iniciar sua jornada pelas próximas horas de trabalho de parto.

 

Mas atenção. Converse sempre com a sua obstetra e veja se essas dicas se encaixam para você e seu bebê. Somente sua médica tem o seu histórico e poderá te instruir da melhor forma possível nessa indução do trabalho de parto de forma natural.

 

Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.

 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO