Mioma

Mioma – O que é e como tratar.

Os miomas, também conhecidos como fibromas, são tumores uterinos benignos (não cancerígenos) que afetam cerca de 50% das mulheres entre 30 e 50 anos. Sim, esse é um número bem grande e por isso é um assunto muito recorrente aqui no consultório.

O aparecimento destes nódulos acontece por múltiplos fatores, entre eles predisposição genética, obesidade, desordens hormonais, nuliparidade (ausência de gestações), entre outros.

Os miomas podem se localizar na parede uterina, na parte externa ou interna, e até mesmo nos ligamentos que sustentam o útero. Possuem consistência firme, coloração esbranquiçada e na maioria das vezes se apresentam em múltiplos, ou seja, mais de um de uma única vez.

Os sintomas podem aparecer ou não, de acordo com a localização, tamanho, e quantidade dos miomas. No entanto, os mais comuns são sangramento uterino anormal, pressão na bexiga, dor no abdômen, dor lombar, dificuldade para engravidar e dor pélvica com hemorragia.

Em 80% dos casos, o diagnóstico acontece em exames regulares femininos, como ultrassom e exame ginecológico, mesmo nos casos assintomáticos.

O tratamento para esse problema pode ser expectante (acompanhamento periódico com exames de imagens, sem intervenção); medicamentoso ou mesmo cirúrgico, e é escolhido de acordo com o histórico de vida da paciente, seus sintomas, e da quantidade e tamanho dos nódulos.

Quando há indicação cirúrgica, um dos tratamentos indicados é a histerectomia, que consiste na retirada de todo o útero, principalmente naquelas pacientes com mais de 35 anos e com filhos. Porém, quando a mulher deseja manter o útero, o tratamento medicamentoso ou a retirada somente os miomas, pode ser a melhor opção, todavia, nesse tipo de tratamento, há grande possibilidade surgirem novos miomas no futuro.

Para as mulheres que pretendem engravidar, o tratamento precisa ser bem específico, uma vez que os miomas localizados dentro do útero prejudicam a fertilidade, e podem levar até a um aborto.

Caso você apresente qualquer sintoma, procure seu médico. Somente ele poderá realizar um diagnóstico preciso.

Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO