Puerpério

Conhece as fases desse período complicado pós-parto

O puerpério é a fase que a mamãe passa logo após dar à luz ao seu bebê. E pode durar de 6 a 8 semanas. E é caracterizado pelo conjunto de mudanças no corpo da mulher, para que o mesmo se adapte à nova rotina com o recém-nascido.
 
A forma física, começa o processo de retorno de como era antes da gravidez e as mudanças hormonais provocam algumas alterações emocionais também.
 

Podemos dividir o puerpério em 3 fases: Imediato, Tardio e Remoto

 
1. Puerpério Imediato – iniciada no instante que o bebê sai do útero e dura até o 10º dia pós parto. É nessa fase que a mulher aprende a dar de mamar e também o momento que o sangramento pós-parto (lóquio) está mais intenso, os pontos (se for o caso) mais doloridos e o cansaço é intenso, acumulado pelo período final da gestação e o trabalho de parto. 
 
2. Puerpério Tardio – essa fase é iniciada a partir do 11º dia, em seguida da fase mais tensa. Essa etapa dura até o 25º dia de vida do bebê. É nesse momento que o lóquio perde a intensidade, e os órgãos genitais e o útero começam a voltar ao seu tamanho normal. No entanto, o útero só voltará totalmente ao seu tamanho original, entre 4 e 6 semanas depois do parto.
 
3. Puerpério Remoto – última fase, iniciada no 26º dia pós parto e dura até a 6ª semana após o nascimento. Por fim, a terceira e última fase começa a partir do vigésimo sexto dia. Nesse período o lóquio pode já ter acabado ou estar na fase final. E algumas mulheres podem começar a voltar para seu período fértil e ter sua primeira menstruação após o parto, que pode ocorrer a partir de 5 semanas.
 
Durante todo o período de puerpério, as mudanças no corpo da mulher são enormes. Acompanhe conosco:
– O lóquio, costuma durar até a sexta semana após o nascimento da criança, e geralmente cessa quando o útero estiver totalmente cicatrizado.
– O leite materno pode demorar de 24 a 72h para descer após o nascimento. Porém antes do leite, haverá a produção do colostro, que é muito importante para o bebê.
– Algumas alterações nos seios também são notórias. Há o aumento do tamanho, elevação da temperatura e ficam mais doloridos.
– É comum a mulher sentir algumas contrações por conta do útero estar voltando ao seu tamanho original, porém, muito mais leves que as do parto. Essas contrações são estimuladas pela amamentação.
– entre o 2º e 3º mês pós parto, há uma queda muito acentuada dos cabelos, que ficaram mais volumosos, macios e brilhantes durante a gestação. Mas a boa notícia é que os fios tendem a voltar ao normal por volta do 6º mês de vida do bebê.
– As marcas na pele que surgiram durante a gravidez, costumam sumir.
– A barriga, no seu tempo, voltará ao que era. Pois como dissemos acima, o útero levar até 9 meses para retornar ao seu tamanho e o peso naturais.
 
Após o fim do puerpério, provavelmente o desejo sexual da mamãe ainda não estará 100%. Por estar amamentando e muito cansada com a nova rotina estabelecida pelo recém-nascido pode ser que seu corpo ainda não esteja preparado para voltar ao ritmo normal de relações. O mais importante é se sentir a vontade e ter uma conversa franca com o seu parceiro sobre isso.
 
Os cuidados com o puerpério variam muito conforme o tipo de parto. Basicamente, é sempre importante ter boa alimentação, boa hidratação, repouso relativo, nada de pegar peso e fazer esforço. A recuperação da cesária é um pouquinho mais delicada do que a de um parto normal (sem episiotomia). Mas ambas requerem cuidados.
 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer por aqui e ler um pouco mais sobre gestação? Temos outros posts bem interessantes sobre esse assunto aqui no nosso blog.
 

Continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Ana Cristina

Ginecologista, obstetra, ultrassonografista e uma das responsáveis pela clínica.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO