Baby Blues

nattus_blog_babyblues
 
Depois do teste de farmácia positivo, os 9 meses de gestação tendem a passar bem rápido e logo chega o momento de conhecer o seu bebê. Nessa hora a ansiedade e a emoção tomam conta, e a realização do grande sonho se concretiza! No entanto, logo em seguida ao nascimento, para algumas mulheres, aquelas cenas de final feliz de filmes não acontecem. E é muitas vezes nesse momento que nos deparamos com o famoso Baby Blues.
 
O puerpério (pós-parto) é um momento muito complexo, com mistura de muitas emoções, como felicidade, ansiedade e medo, além de ser banhado por muitos hormônios.
 
Cerca de 60% a 80% das mulheres no pós-parto passam por uma fase conhecida como Baby Blues, caracterizada por tristeza, melancolia e alteração do humor poucos dias após o nascimento do bebê, sendo necessário o apoio da família (principalmente do marido) e de profissionais especializados para auxiliar na superação deste momento.
 
O primeiro passo para passar por esse período, é entender que esta reação está longe de ser frescura. É um comportamento involuntário da mãe em função de todas as mudanças hormonais e comportamentais que ela está vivenciando nos últimos dias. Se possível, seria muito importante a mãe contar com o apoio prático da família, ou seja, ter alguém que pegue o bebê no colo para ela poder dormir um pouco mais, que cuide da criança enquanto ela toma um banho ou se alimenta, ou mesmo alguém que se mostre presente e preocupado com ela. Além disso, a própria mãe tem de tentar ser mais compreensiva consigo mesma e menos autocrítica.
A boa notícia é que, da mesma maneira que chega, essa melancolia vai embora de repente. Nesse meio tempo, é preciso ter paciência para enfrentar esse período complicado e estar atenta para que não se torne algo maior, como uma depressão pós-parto.
Por isso, a presença na revisão de parto é fundamental. Na consulta, o obstetra vai conseguir analisar o seu estado emocional e explicar tudo o que você precisa saber para passar bem por essa fase.
 
Assim, não se cobre tanto, tente levar a vida de forma mais leve e aproveite para curtir os primeiros dias de vida do seu bebezinho! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco!
 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns por aqui no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO