A lua influencia o trabalho de parto?

A lua influencia o trabalho de parto?

Por mais incrível que pareça, pode não ser puro mito!

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica, nós obstetras, não conseguimos negar esta afirmação. A prova disso são os plantões nas madrugadas de mudança de lua.

As madrugadas de lua cheia são sempre bem concorrida nas maternidades de todo o mundo e os obstetras não tem nenhum tempinho para respirar! 

Fato é, da mesma maneira que a Lua influencia as marés e as correntes oceânicas ela provavelmente também poderia exercer influência sob o líquido amniótico. E em dias de mudanças de Lua, rompem mais bolsas, há mais saídas de tampões, mais sintomas pré-nascimento, … e consequentemente ocorrem mais partos e nascimentos naturais!

Porém, segundo dizem e acreditam os antigos, não é qualquer mudança de Lua que exerce influência sobre o seu parto, e sim a mudança de Lua para a mesma Lua em que ocorreu a sua concepção. Quarenta semanas de gestação correspondiam a quarenta semanas lunares, já que as fases da lua mudam a cada semana; por isso, usava-se esse sistema.

Mas atenção! O parto na mudança de lua, não é regra e não deve ser tomado como base única e exclusivamente. Os bebês nem sempre nascem nas mudanças de lua, como se acreditava antigamente. Eles nascem diariamente, certo?! Independente da fase ou dia da mudança da lua. Cada um tem o seu tempo e o seu momento.

Mas que esse tema é super interessante e super controverso no meio médico, isso é! 

Explorando um pouco mais sobre esse tema, descobrimos que muitas doulas, parteiras e enfermeiras obstétricas relatam sobre o tipo de parto durante as fases lunares. Dê uma olhada nessas curiosidades abaixo:

 

Lua nova: Na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais possíveis.

Lua cheia: Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores ocasionando maior número de prematuros nessa fase. Geralmente são partos mais difíceis e demorados.

Lua minguante: É considerada a fase que as mulheres entram menos em trabalho de parto. Quando ocorre, são mais demorados, difíceis e quase sempre resultam em cesáreas pela demora na dilatação ou até mesmo a saída da placenta.

Lua crescente: É a fase dos partos esperados, tranquilos e que fluem de forma esperada e natural. Maioria das gestantes que se apegam muito às mudanças da lua esperam ganhar seus bebês nessa fase da lua.

Agora me responde, você já teve curiosidade para saber qual a virada de lua mais próxima da sua data provável de parto?

 

Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO