Colocação de DIU

Colocação de DIU

Olá Meninas!!!

Hoje vamos falar sobre a colocação do DIU.

A maioria das pacientes chega ao nosso consultório com muitas dúvidas e medos sobre a sua inserção no útero. Isso acontece porque o DIU foi popularmente difundido como um procedimento doloroso, demorado e cheio de riscos. Mas, na verdade, a realidade é bem diferente.

Os DIUs apresentam inúmeros benefícios, e para te ajudar a conhecê-los, fizemos uma lista explicativa com alguns deles:

Eficácia: O DIU é um dos métodos mais eficazes, oferecendo uma proteção excelente e de longo prazo contra a gravidez, e sua eficácia chega a 99%.

Conveniência: Depois de colocar o DIU, você não precisa ficar pensando sobre ele. Isso significa que não precisará ir à farmácia, ou se lembrar de tomar a pílula diariamente no mesmo horário, não terá que ficar colocando anel vaginal e nenhuma outra preocupação antes do sexo para evitar a gravidez. Além disso, você está protegido contra gravidez por 3 a 12 anos, dependendo do tipo de DIU que você escolher e que for mais adequado para o seu caso.

Fertilidade não será alterada após a sua retirada: Os DIUs são reversíveis. Se decidir que deseja engravidar, você pode simplesmente removê-lo a qualquer momento. O DIU não afetará sua fertilidade nem dificultará engravidar no futuro. Na verdade, é possível engravidar assim que o DIU for retirado.

Melhora da menstruação: Os DIUs hormonais, como o Mirena e o Kyleena, podem reduzir as cólicas e tornar seu período menstrual muito mais leve. Algumas pessoas param totalmente de menstruar com o seu uso. Além disso, ele pode ajudar a tratar pessoas que sofrem de cólicas fortes, menstruações realmente intensas e até mesmo anemia.

Método sem hormônios: Algumas pessoas preferem métodos anticoncepcionais não-hormonais ou não podem usar métodos com hormônios devido a problemas médicos. Para esses casos, o DIU de cobre é super eficaz na prevenção da gravidez, e totalmente livre de hormônios.

 

Muitos benefícios, não é mesmo!?

Mas se ainda assim você não está confortável sobre o método, nós temos mais algumas informações para você.

O DIU deve ser implantado através do colo uterino por ginecologista habilitado. O procedimento é simples, rápido e, na maior parte dos casos, dispensa internação, mas não é isento de intercorrências ou complicações. A depender do tamanho do útero e da posição do colo uterino, o médico pode se deparar com maior dificuldade na colocação do dispositivo e a perfuração do útero pode acontecer no momento da dilatação cervical e da introdução do DIU às cegas e, se não detectada prontamente, desencadear complicações maiores.

Por isso, para auxiliar a visualização durante todo o procedimento, e tornar praticamente nulos esses riscos descritos no procedimento às cegas, podemos fazer uso de métodos de imagem para guiar a inserção, entre eles a histeroscopia e a ultrassonografia.

A histeroscopia possibilita uma observação minuciosa da cavidade uterina, pré-inserção do DIU, além do controle imediato do posicionamento do dispositivo logo após o procedimento. Contudo, é um exame muitas vezes doloroso, e que usualmente requer internação hospitalar e uso de sedação (anestesia), tornando a colocação mais demorada e com custo maior.

No entanto, quando utilizamos a ultrassonografia pélvica como guia para a colocação do colo uterino, além de aumentar a segurança do procedimento, reduzindo consideravelmente o risco de perfuração uterina e garantindo que o dispositivo seja colocado na posição adequada, também tornamos o procedimento mais rápido (em torno de 10 minutos), prático e de custo menor. E o melhor, sem necessidade de internação hospitalar.

E esse é o diferencial da colocação do DIU que a Clínica Nattus oferece para vocês. Um procedimento rápido, eficaz, seguro e indolor, com uso de apenas uma pequena dose de anestésico local, guia por ultrassonografia e a certeza de um correto posicionamento do DIU ao término da inserção. Nossos ginecologistas são extremamente capacitados e comprometidos com a sua saúde, além de assegurarmos a introdução do seu método de forma criteriosa e segura.

 

Lembrando que o uso de DIU pode não ser recomendado em alguns casos raros, por isso, conversar com um profissional experiente é fundamental para fazer uma avaliação prévia e saber qual o dispositivo ideal para você.

 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO