Por mais incrível que pareça, pode não ser puro mito!
Apesar de não haver nenhuma comprovação científica, nós obstetras, não conseguimos negar esta afirmação. A prova disso são os plantões nas madrugadas de mudança de lua.
As madrugadas de lua cheia são sempre bem concorrida nas maternidades de todo o mundo e os obstetras não tem nenhum tempinho para respirar!
Fato é, da mesma maneira que a Lua influencia as marés e as correntes oceânicas ela provavelmente também poderia exercer influência sob o líquido amniótico. E em dias de mudanças de Lua, rompem mais bolsas, há mais saídas de tampões, mais sintomas pré-nascimento, … e consequentemente ocorrem mais partos e nascimentos naturais!
Porém, segundo dizem e acreditam os antigos, não é qualquer mudança de Lua que exerce influência sobre o seu parto, e sim a mudança de Lua para a mesma Lua em que ocorreu a sua concepção. Quarenta semanas de gestação correspondiam a quarenta semanas lunares, já que as fases da lua mudam a cada semana; por isso, usava-se esse sistema.
Mas atenção! O parto na mudança de lua, não é regra e não deve ser tomado como base única e exclusivamente. Os bebês nem sempre nascem nas mudanças de lua, como se acreditava antigamente. Eles nascem diariamente, certo?! Independente da fase ou dia da mudança da lua. Cada um tem o seu tempo e o seu momento.
Mas que esse tema é super interessante e super controverso no meio médico, isso é!
Explorando um pouco mais sobre esse tema, descobrimos que muitas doulas, parteiras e enfermeiras obstétricas relatam sobre o tipo de parto durante as fases lunares. Dê uma olhada nessas curiosidades abaixo:
Lua nova: Na lua nova os partos costumam ser mais rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais possíveis.
Lua cheia: Na lua cheia, o número de partos inesperados e de emergência são maiores ocasionando maior número de prematuros nessa fase. Geralmente são partos mais difíceis e demorados.
Lua minguante: É considerada a fase que as mulheres entram menos em trabalho de parto. Quando ocorre, são mais demorados, difíceis e quase sempre resultam em cesáreas pela demora na dilatação ou até mesmo a saída da placenta.
Lua crescente: É a fase dos partos esperados, tranquilos e que fluem de forma esperada e natural. Maioria das gestantes que se apegam muito às mudanças da lua esperam ganhar seus bebês nessa fase da lua.
Agora me responde, você já teve curiosidade para saber qual a virada de lua mais próxima da sua data provável de parto?
Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Dra. Clara Antunes
Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.