5 passos simples para doação de leite

Se você tem condições de amamentar o seu bebê, você é uma possível doadora, bastando apenas ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.

É indiscutível a importância do leite materno nos primeiros meses de vida do bebê. Porém, infelizmente, algumas crianças não conseguem receber esse alimento por uma série de fatores. No caso de bebês prematuros, internados, de baixo peso e com patologias, que não podem ser alimentados diretamente no seio de suas mães, a doação de leite materno se torna vital para esses seres tão frágeis.

Se você tem condições de amamentar o seu bebê, você é uma possível doadora, bastando apenas ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. E não se preocupe, ao contrário do que se imagina, se você extrair o leite para doação, isso não vai fazer falta para o seu bebê, pois quanto mais você amamentar ou extrair o leite, mais ele é produzido. Além disso, não tem uma quantidade mínima para doação. Você sabia que 1 litro de leite doado é capaz de alimentar até 10 bebês prematuros por dia?

Mas você sabe quais são os passos para a doação de leite materno? Acompanhe abaixo conosco:

1 – Preparo do frasco para guardar o leite: Lave um frasco de vidro com tampa de plástico (do tipo maionese ou café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água. Em seguida, ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Depois, escorra-os sobre um pano limpo até secar. E para finalizar, feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados.

2 – Higiene pessoal antes de iniciar a coleta: Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos. Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque mãos e as mamas com toalha limpa.

3 – Local adequado para retirar o leite: Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. Evite conversar durante a retirada do leite.

4 – Saiba como retirar o leite das mamas: Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo. Depois, coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola. Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas. Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

5 – Como guardar o leite retirado para doação? O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador.

Pronto! O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias e muitos bancos vem recolher os frascos de leite na sua casa.

Após esse processo que falamos acima, todo o leite doado é analisado, pasteurizado, além de ser submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído com qualidade certificada aos bebês necessitados.

Faça o bem para o seu próximo, doe leite materno.

Ele será de grande importância para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.

E você se interessou pelo assunto e quer doar seu leite, entre em contato com um banco de leite humano. Clique aqui e encontre o mais próximo de você.  

Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO