Câncer de mama – Guia completo

Câncer de mama – Guia completo da prevenção ao tratamento

O câncer de mama é o 2º tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. E infelizmente, ele é responsável por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Apesar de também acometer homens, os casos são raros, representando menos de 1% do total de casos da doença. No entanto, em mulheres acima dos 35 anos, a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, tornando-se ainda mais frequente após os 50 anos.

Mas a boa notícia é que as estatísticas indicam que esse tipo de câncer tem 98% de chances de cura, principalmente quando descobertos em sua fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

Existem algumas formas de prevenção da doença. Hábitos saudáveis como uma dieta pobre em alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro são excelentes para prevenção de várias doenças, incluindo o câncer de mama. E além dessas mudanças comportamentais, o principal fator de proteção contra a doença é o aleitamento. Isso mesmo, dar de mamar ao seu bebê é uma ótima forma de prevenção contra o câncer de mama!

No entanto, apesar de seguir uma vida mais saudável, é imprescindível fazer uma avaliação periódica nas mamas para a detecção do câncer de mama em fase inicial. Fazer o autoexame regularmente nas mamas e nas axilas é essencial para que possamos notar alguma anormalidade palpável, no entanto, muitas vezes, quando a doença ainda está na fase inicial, um nódulo pode não ser percebido, e nesses casos, ter uma rotina regular de exames, como a mamografia pode ser decisivo em uma descoberta precoce. É aconselhado que mulheres a partir de 50 anos e mulheres mais jovens com histórico familiar da doença, façam uma mamografia anualmente.

Porém, caso você não esteja nesse grupo de mulheres com fator de risco mais elevado, ainda assim é possível fazer alguns exames preventivos como ultrassonografias e ressonâncias, mas também deve ficar atenta a alguns sintomas que podem aparecer. São eles:

• Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • Retração cutânea; Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
  • Inchaço completo ou de parte da mama;
  • Eritema (vermelhidão) no local;
  • Dor na mama ou mamilo;
  • Inversão do mamilo;
  • Descamação ou ulceração do mamilo;
  • Secreção sanguinolenta o serosa pelo mamilo;
  • Aparecimento de linfonodos palpáveis nas axilas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém pode ser que estejam relacionados também a doenças benignas da mama, como o caso da mastite. Mas se o médico avaliar e realmente suspeitar de um diagnóstico de câncer, será necessário fazer uma biópsia para confirmação.

Atualmente no Brasil, tanto na rede particular como no SUS, são oferecidos todos os tipos de cirurgia relacionadas com com câncer de mama, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos para a cura da doença. O tratamento pode ser feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. E o médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

Seguindo direitinho as recomendações médicas, as chances de curas são altas! Diante de tudo o que foi apresentado aqui, é muito importante ressaltar a importância de se procurar ajuda médica ao primeiro sinal de anormalidade. A antecedência pode mudar o destino da sua vida!

Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Dra. Ana Cristina

Ginecologista, obstetra, ultrassonografista e uma das responsáveis pela clínica.