Contracepção e pós-parto – Qual método escolher?

A escolha do método contraceptivo para a fase do pós-parto é muito importante para evitar uma nova gravidez não planejada.”

 

A escolha do método contraceptivo para a fase do pós-parto é muito importante para evitar uma nova gravidez não planejada e deve levar em consideração uma série de fatores, como a eficácia, interferência no aleitamento e bem-estar para o novo momento da vida da mulher.

Embora o aleitamento ajude a impedir uma nova gestação, essa proteção só ocorre caso a mulher ainda não tenha menstruado, quando as mamadas ocorrem regularmente com intervalos de, no máximo, seis horas e o bebê não é alimentado por nada além do leite materno (aleitamento exclusivo).

Trata-se, portanto, de uma proteção de segurança mediana, já que depende de uma série de condições.

Como a amamentação interfere nos indicativos de fertilidade, o uso de métodos naturais baseados na temperatura basal, no muco cervical e na tabelinha são prejudicados. Se houve menstruação no período, o cuidado deve ser redobrado.

Os métodos de barreira – diafragma e preservativos – não interferem no aleitamento, mas podem provocar algum incômodo dado que a lubrificação vaginal fica reduzida durante esse período.

Com relação aos métodos hormonais, são permitidos apenas os anticoncepcionais orais à base exclusivamente de progesterona, os injetáveis trimestrais, o DIU hormonal/SIU e o implante subdérmico. O anel vaginal, o adesivo e as pílulas combinadas são contraindicados por conter estrogênio, um hormônio muito usado em contraceptivos, que interfere na qualidade e na quantidade de leite.

Lembre-se que somente seu médico poderá auxiliá-la na escolha do melhor método contraceptivo para seu momento de vida.
 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer por aqui e ler um pouco mais sobre a saúde íntima da mulher? Temos outros posts bem interessantes sobre esse assunto  aqui no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO