Cosméticos recomendados e proibidos durante a gestação

Hoje decidimos fazer um post para orientar nossas gestantes sobre os cuidados com a pele.
 
É muito comum surgirem as dúvidas do tipo: “doutora, posso continuar usando todos os cremes dermatológicos que estava usando? E a resposta é: “Depende!”
 
Na internet há diversos textos falando sobre esse assunto, mas na maioria das vezes os textos são confusos e não são muito precisos.
 
Para te ajudar de forma mais eficaz, preparamos uma lista simples e objetiva, junto com a dermatologista Dra. Violeta Tortelly, das substâncias que podem ou não ser usadas durante a gestação. Acompanhe conosco.
 

O que não usar:

Ácido retinóico  (tretinoin, isotretinon, retinol, retinal, retinaldehyde e retynil palmitate) – encontrada em loções anti-rugas e envelhecimento, não é recomendada por conta de possibilidade de malformação fetal.
 
Ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático acima de 10% (glycolic acid, mandelic acid, lactic acid) – podem acarretar em aumento do melasma e manchas em geral na pele.
 
Ácido salicílico (salicylic acid ou ingredientes que contenham salicylate) – geralmente usado para tratar acne, o uso é desaconselhado pela possibilidade de malformação fetal.
 
Hidroquinona (hydroquinone) – usado para o clareamento de manchas como melasma, se usado durante a gestação pode ter o efeito contrário e intensificar ainda mais as manchas.
 
Uréia com mais de 3% de concentração – geralmente usado para hidratação da pele, é perigoso pois penetra nas camadas mais profundas da pele e pode atravessar a placenta, podendo causar danos ao feto.
 
Cânfora – Muito comum em cremes para pernas e pés, essa substância deve ser evitada não só durante a gestação, como também no período de amamentação, pois atravessa a placenta colocando o feto em risco.
 
Chumbo – comumente encontrado em coloração para cabelos, o chumbo pode afetar o desenvolvimento ósseo do bebê, além de problemas cognitivos, motores e comportamentais.
 

Substâncias permitidas:

Ácido kójico (kojic acid) – ajuda na redução das manchas e está liberado.
 
Ácido azeláico (azelaic acid) – é um bom aliado no combate à acne durante a gestação.
 
Vitamina C ou Ácido ascórbico (ascorbic acid) – está liberada para uso durante a gestação, e é ótimo para manter a pele com aparência uniforme.
 
Hidratantes – as loções hidratantes devem ser usados por todas as gestantes para evitar o surgimento das temidas estrias. Passe quantidades generosas e mais de uma vez por dia para que a pele se mantenha sempre hidratada.
 
Protetor solar – Com conta da propensão a manchar a pele, as gestantes devem intensificar o uso de filtros solares, mesmo em dias nublados e chuvosos. Prefira os protetores com óxido de zinco. Mas fique atenta e descarte aqueles que contenham metoxicinamato na sua composição.
 
Durante o período gestacional também é importante evitar o uso de lasers, botox, preenchimentos e peelings. Deixe para caprichar nos tratamentos dermatológicos depois que o bebê nascer.
 
Fique linda, mas sem prejuízos a sua saúde e a saúde do seu bebezinho. E qualquer dúvida que você tenha, entre em contato conosco através das nossas redes sociais.
 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer por aqui e ler um pouco mais sobre gestação? Temos outros posts bem interessantes sobre esse assunto aqui no nosso blog.
 

Continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Ana Cristina

Ginecologista, obstetra, ultrassonografista e uma das responsáveis pela clínica.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO