Tudo o que você precisa saber sobre Coletor menstrual

Você certamente já ouviu falar em coletor menstrual, mas provavelmente ainda tem várias dúvidas sobre o assunto e, principalmente, se ele é realmente o ideal pra você, certo?

 

Pensando nisso, resolvemos fazer esse post para explicar e abordar as vantagens e desvantagens dessa peça que parece ser tão interessante.
 
Para quem não conhece ainda, o coletor menstrual é um copinho de silicone medicinal, que coleta o sangue da menstruação e, em geral, só precisa ser trocado a cada 12h. O material além de ser de alta qualidade e super durável, promete evitar cheiros ruins e vazamentos. Tem tudo pra ser uma revolução para o seu período menstrual.
 
Mas ao contrário do que se pensa, a ideia não é nova. Os copinhos de coleta menstrual começaram a ser produzidos industrialmente nos anos 1930, mas tiveram uma série de altos e baixos em seu uso ao longo das décadas.
 
Somente a poucos anos atrás, o método se tornou mais popular, por conta do uso de materiais que os tornaram mais confortáveis e hipoalergênicos, além de menos poluentes ao meio ambiente.
 
Segundo os fabricantes você precisa lavá-lo com água corrente e sabão neutro entre uma troca e outra (a cada 12h), e no fim do ciclo deve fervê-lo em uma panelinha com água para uma higienização completa. Geralmente são vendidos em 2 tamanhos (de acordo com a altura do colo do útero, idade, se já teve filhos, …) 
 
Vamos falar sobre as vantagens do método? Acompanhem conosco:
⠀⠀
  • É muito econômico: custa entre R$ 30,00 e R$80,00. E o valor é compensado com 7 meses de uso, se comparado aos absorventes tradicionais. 
  • É durável: cerca de 5 anos, podendo chegar até 10 anos, segundo alguns fabricantes.
  • Por ser de silicone medicinal, não provoca alergias.
  • É ecologicamente correto, uma vez que você deixa de produzir muito lixo gerado por absorventes comuns ao longo dos anos.
  • Seu material e tempo recomendado de uso evita a proliferação de bactérias.
  • É confortável, macio e de fácil adaptação, pois é inserido dentro do canal vaginal.
  • Não marca na roupa.
  • Você pode manter a sua rotina de atividade física.
  • É fácil de limpar
  • Está disponível em diferentes tamanhos e cores
  • Grande autonomia. Diferente dos absorventes convencionais que precisam ser trocados com poucas horas de uso, Com os coletores, você pode mantê-los por até 12h sem a necessidade de nenhuma troca
  • Os coletores não absorvem a umidade vaginal e não ressecam a vagina, causando desconforto, como os absorventes.
  • Menor o risco de “Síndrome do Choque Tóxico” (SCT), uma doença rara que pode estar associada ao uso de absorventes internos durante mais de oito horas.

 

Apesar de todas as vantagens acima, podemos perceber algumas desvantagens, que podem pesar bastante na decisão final. Vejam só:

 
  • Talvez sejam necessários alguns meses de prática para que a mulher se adapte a colocar e retirar o seu coletor, e deixe de sentir incômodo com o cabo de silicone que fica fora do canal vaginal. E nesse ponto, é fundamental ficar atenta para escolher o tamanho ideal para você.
 
  • Em alguns casos, também é necessário usar, além do coletor, um absorvente fino, para evitar vazamentos, principalmente nesses primeiros meses de adaptação.
 
  • Algumas pessoas relatam que a limpeza não é tão simples assim, principalmente se você precisa fazer essa troca em algum banheiro público.
 
  • Muitas mulheres tem um certo problema quando entram em contato direto com o sangue, e com o coletor, isso acontecerá frequentemente e em grande escala na hora de esvaziar o coletor.
 
Pronto! Explicamos todas as vantagens e desvantagens desse método, agora cabe a você tomar a sua decisão!
O que você achou? Vale a pena ou não?
 
Gostou dessas informações? Que tal continuar no nosso site e ler um pouco mais sobre saúde da mulher? 

Além do nosso blog, compartilhamos quase todos os dias conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Ana Cristina

Ginecologista, obstetra, ultrassonografista e uma das responsáveis pela clínica.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO