Bartolinite

Bartolinite

Você já ouviu falar em bartolinite? Bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin (ou glândulas vestibulares maiores). Elas são bem pequenas (aproximadamente do tamanho de uma ervilha) e ficam localizadas na base dos pequenos lábios, ao lado da abertura vaginal, e sua principal função é a lubrificação da vagina.

 

O que acontece algumas vezes é que, quando o orifício de saída da secreção fica obstruído, o líquido fica preso na parte interna e acaba provocando o aumento do tamanho da glândula e a formação de um cisto indolor e muitas vezes sem necessidade de tratamento específico. No entanto, algumas pessoas apresentam dor e na maioria das vezes essa dor é ocasionada pela inflamação desse cisto, que gera um abscesso, e é isso que chamamos bartolinite. 



Enquanto o cisto de Bartholin, geralmente, não apresenta nenhum sintoma além do inchaço, na bartolinite, o lábio vaginal afetado pode ficar avermelhado, dolorido, quente, inchado e, muitas vezes, com pus. Além disso, é comum também sentir dificuldade para sentar, caminhar e dor no ato sexual e febre. 

O diagnóstico da bartolinite é clínico, sem necessidade de exame complementar, e o tratamento é relativamente simples: podendo ser resolvido com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, banhos de assento, drenagem da glândula e, se o quadro for recorrente, pode-se optar ainda por procedimentos cirúrgicos como a abertura das glândulas para aumentar a saída do líquido de lubrificação e a bartolinectomia, que nada mais é do que a remoção completa da glândula de Bartholin. Em mulheres acima de 40 anos, é recomendado a drenagem e biópsia do cisto para eliminar a possibilidade de câncer.

 

Atenção! A bartolinite não é transmissível, porém, algumas das bactérias responsáveis pela inflamação do cisto são sexualmente transmissíveis, como éo caso da Chlamydia trachomatis (causadora da clamídia) e da Neisseria gonorrhoeae (responsável por causar gonorreia)

Por isso, mais uma vez, reforçamos a importância de nos conhecermos e estar atentas aos sinais de anormalidade do nosso corpo. Se notar algo diferente, procure seu ginecologista.

 

Aqui na Clínica Nattus, além de fazer o exame clínico para diagnóstico do problema, também realizamos a drenagem do abscesso de Bartholin. Basta entrar em contato conosco e agendar o seu horário.

 

Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

DRA. ANA CRISTINA​

GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO