SOP – Síndrome do Ovário Policístico

SOP - Sindrome do ovario policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é uma doença crônica indolor, um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de múltiplos cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Essa síndrome atinge cerca de 7% das mulheres , e na maioria das vezes essas mulheres se encontram em idade reprodutiva. Há um conjunto de sintomas que podem caracterizar a síndrome, já que não existe um exame específico que identifique o problema. Veja aqui os 10 principais sintomas de SOP:

1 – Alterações no ciclo menstrual. Algumas mulheres acabam menstruando poucas vezes, enquanto outras, apresentam um fluxo bem mais intenso.

2 – Aumento dos pelos no rosto, abdômen e nos seios, ocasionados pelo aumento da testosterona no organismo.

3 – Cistos no ovário. Mas atenção, há mulheres que apresentam cistos no ovário, mas não têm SOP (o que diferencia um quadro do outro é que os cistos são menores de tamanho e quantidade, não apresentam disfunções hormonais e nem menstruais).

4 – Ganho de peso por conta da produção deficiente de determinados hormônios.

5 – Pele oleosa e aparecimento de acne.

6 – Queda de cabelo.

8 – Instabilidades emocionais ocasionadas pela alteração hormonal, podendo resultar, até mesmo, em depressão.

9 – Infertilidade ou dificuldade de engravidar.

10 – Resistência insulínica

Apesar da sua causa ainda não ser totalmente esclarecida, a hipótese é que ela tenha uma origem genética, e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

Mas como saber se eu tenho SOP? É importante consultar o médico para que ele avalie os sintomas característicos e solicite exames complementares, como para verificar os níveis de hormônios.

Ao contrário do que se pensava há algum tempo atrás, o tratamento para SOP não é feito através do uso de anticoncepcionais. Atualmente, focamos o tratamento nos sintomas, e para isso, alguns ativos podem ser indicados para lidar com eles, como:

• Suplementação de Vitamina D para melhorar a sensibilidade à insulina, além de outros fatores, como a melhora da imunidade.
  • Suplementação de Vitamina B12 e ácido fólico, uma vez que a  deficiência da vitamina B12 agrava a obesidade e a resistência à insulina, sendo que a sua suplementação melhora o metabolismo da mulher com a síndrome do ovário policístico. Além disso, o ácido fólico administrado com a B12 tem ação sinérgica e pode ajudar também na prevenção de anemia, colaborando com a produção de glóbulos vermelhos do sangue.
  • D-chiro-inositol e outros inositóis são usados no tratamento de resistência insulínica e regulação da ovulação.
  • Resveratrol para a redução da testosterona, e assim, ajudar a corrigir o desequilíbrio hormonal.

Mas além desses tratamentos listados acima, podemos dizer que mudanças de hábitos têm papel crucial no tratamento. Alimentação balanceada, atividade física e redução do estresse são essenciais para uma melhora do quadro de SOP, e também melhora de todos os aspectos do nosso organismo. É um distúrbio multifatorial , onde o tratamento é multidisciplinar.