SOP – Síndrome do Ovário Policístico

SOP - Sindrome do ovario policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é uma doença crônica indolor, um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de múltiplos cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

 

Essa síndrome atinge cerca de 7% das mulheres , e na maioria das vezes essas mulheres se encontram em idade reprodutiva. Há um conjunto de sintomas que podem caracterizar a síndrome, já que não existe um exame específico que identifique o problema. Veja aqui os 10 principais sintomas de SOP:

1 – Alterações no ciclo menstrual. Algumas mulheres acabam menstruando poucas vezes, enquanto outras, apresentam um fluxo bem mais intenso.

2 – Aumento dos pelos no rosto, abdômen e nos seios, ocasionados pelo aumento da testosterona no organismo.

3 – Cistos no ovário. Mas atenção, há mulheres que apresentam cistos no ovário, mas não têm SOP (o que diferencia um quadro do outro é que os cistos são menores de tamanho e quantidade, não apresentam disfunções hormonais e nem menstruais).

4 – Ganho de peso por conta da produção deficiente de determinados hormônios.

5 – Pele oleosa e aparecimento de acne.

6 – Queda de cabelo.

8 – Instabilidades emocionais ocasionadas pela alteração hormonal, podendo resultar, até mesmo, em depressão.

9 – Infertilidade ou dificuldade de engravidar.

10 – Resistência insulínica 

 

Apesar da sua causa ainda não ser totalmente esclarecida, a hipótese é que ela tenha uma origem genética, e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

 

Mas como saber se eu tenho SOP? É importante consultar o médico para que ele avalie os sintomas característicos e solicite exames complementares, como para verificar os níveis de hormônios.

 

Ao contrário do que se pensava há algum tempo atrás, o tratamento para SOP não é feito através do uso de anticoncepcionais. Atualmente, focamos o tratamento nos sintomas, e para isso, alguns ativos podem ser indicados para lidar com eles, como:

  • Suplementação de Vitamina D para melhorar a sensibilidade à insulina, além de outros fatores, como a melhora da imunidade.
  • Suplementação de Vitamina B12 e ácido fólico, uma vez que a  deficiência da vitamina B12 agrava a obesidade e a resistência à insulina, sendo que a sua suplementação melhora o metabolismo da mulher com a síndrome do ovário policístico. Além disso, o ácido fólico administrado com a B12 tem ação sinérgica e pode ajudar também na prevenção de anemia, colaborando com a produção de glóbulos vermelhos do sangue.
  • D-chiro-inositol e outros inositóis são usados no tratamento de resistência insulínica e regulação da ovulação. 
  • Resveratrol para a redução da testosterona, e assim, ajudar a corrigir o desequilíbrio hormonal. 

 

Mas além desses tratamentos listados acima, podemos dizer que mudanças de hábitos têm papel crucial no tratamento. Alimentação balanceada, atividade física e redução do estresse são essenciais para uma melhora do quadro de SOP, e também melhora de todos os aspectos do nosso organismo. É um distúrbio multifatorial , onde o tratamento é multidisciplinar.

 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

DRA. ANA CRISTINA​

GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO