Terapia de Reposição Hormonal através de implantes subcutâneos

Terapia de Reposição Hormonal

Você já ouviu falar em Terapia de Reposição Hormonal? Ela é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa e perimenopausa, como as ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Além disso, também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.

Com a chegada da menopausa, o corpo da mulher passa a produzir bem menos hormônios femininos, tais quais o estrogênio e a progesterona. As alterações típicas dessa fase são resultado desse declínio hormonal. Nem todas as mulheres precisam se preocupar em fazer essa reposição, mas aquelas que têm sintomas moderados a intensos podem se beneficiar e muito da terapia hormonal. Após uma avaliação criteriosa, o médico consegue determinar quais os hormônios necessários e a dosagem para que o tratamento seja efetivo para cada pessoa individualmente.

Atualmente, existem muitas formas de se fazer essa reposição, e os mais conhecidos são por via transdérmica, e por via oral, em forma de comprimidos. E os 4 principais hormônios repostos são progesterona, estradiol, gestrinoma e testosterona.

Aqui na Clínica Nattus, seguimos nos aperfeiçoando sempre, e trouxemos uma novidade para vocês. Por aqui, já realizamos essa terapia através de implantes subcutâneos, que apresenta benefícios maiores que todas as outras formas de reposição:

• A liberação hormonal é mantida estável durante os 5 ou 6 meses de validade do implante, sem flutuação na quantidade absorvida pelo organismo e sem a preocupação com o esquecimento da ingestão diária de comprimidos.
  • Sem necessidade das mulheres passar pela metabolização hepática, que é a maior causa de contra-indicações por via oral

Além dos benefícios apresentados acima que são exclusivos para o uso dos implantes, temos muitos benefícios que são gerais à terapia de reposição hormonal. São eles:

• Alívio dos sintomas da menopausa – a terapia hormonal é efetiva em reduzir  a frequência e a intensidade do fogacho, as ondas de calor que surgem entre 60% a 80% das mulheres no período da menopausa. Este sintoma pode prejudicar a qualidade de vida e a rotina. O tratamento também melhora outros incômodos comuns dessa fase, incluindo suores noturnos.
  • Melhora da vida sexual – a terapia hormonal ajuda a melhorar a satisfação sexual da mulher ao aliviar sintomas da menopausa, como ressecamento vaginal e dor durante o sexo. Esses sintomas atingem cerca de 45% das mulheres na menopausa.
  • Prevenção da osteoporose – a terapia hormonal previne a perda óssea e reduz as chances de fraturas por osteoporose na pós-menopausa. Ela pode ser indicada para a prevenção deste problema para mulheres com menos de 60 anos.

Muito interessante, não é mesmo? E para saber se a terapia hormonal através de implantes é para você, venha conversar conosco. Será um prazer fazer com que você tenha mais qualidade de vida através desse tratamento e de algum outro que funcione melhor para você.