Sonhos estranhos na gravidez

Sonhos estranhos na gravidez

Não é raro ver mulheres que nunca se lembraram de sonhos na vida e na gestação começam a sonhar com tanta nitidez e realismo que se lembram de todos os detalhes. 

 

Durante a gestação o corpo muda  muito, mas o estado emocional e mental também seguem essa mesma tendência. Você sabia que aproximadamente 70% das gestantes relatam sonhos estranhos durante os 9 meses da gestação? E esse é mais um sintoma da gestação, assim como os sintomas físicos (enjoos, dor nas mamas e variação abruptas de humor).

 

E isso tem uma explicação! O nosso inconsciente é ativado em períodos importantes de transição, mudança e emoção. Existe algo mais emocionante e repleto de transformações do que ficar grávida? É por isso que os sonhos na gestação são tão marcantes. Muitas vezes são engraçados, outras absolutamente surreais, acontece também de serem eróticos e muitas outras vezes são pesadelos assustadores.

 

Mas afinal de contas, por que os sonhos estranhos e mais vívidos acontecem?

 

Já falamos aqui que o nosso corpo passa por mudanças intensas durante a gravidez, e nosso estado físico está diretamente conectado ao mental e ao emocional. Ou seja, não é possível separar uma coisa da outra. E apesar de não ter nenhum estudo conclusivo sobre os reais motivos para isso acontecer, há algumas evidências que levam os estudiosos a acreditarem que há diversos possíveis motivos para os sonhos estranhos. Um deles é o aumento da produção de hormônios (progesterona e estrogênio), que pode afetar suas emoções, ansiedade e forma como processa todas as informações ao seu redor. A circulação sanguínea está maior, e a temperatura tende a ficar um pouco mais elevada por conta dos altos níveis de progesterona. Isso sem falar de todo o cansaço e preocupação que a mulher tem com sua saúde durante a gravidez. E sem contar as eventuais câimbras durante a noite

 

Outra possível causa são as alterações no seu padrão normal de sono, que muitas vezes ocorrem pela necessidade frequente de ir ao banheiro ou mesmo pelo próprio desconforto causado pelo crescimento do bebê no ventre da mãe, o que dificulta encontrar a posição perfeita para dormir muito tempo seguido. De acordo com a American Pregnancy Association, isso impacta o seu sono REM (“Rapid Eye Movement”, que em português significa “movimento rápido dos olhos”). E é, justamente nesse momento, durante esse estágio do sono que ocorrem os sonhos vívidos. Quando sua frequência é interrompida ou modificada, a forma como você sonha poderá mudar também.


Mas você sabia que esses sonhos podem também estar relacionados com sua condição e trimestre de gravidez, e com o que está acontecendo com o corpo naquele momento? De acordo com a psicóloga americana Patricia Garfield, que escreveu o livro “Women’s Bodies, Women’s Dreams”, há um padrão nos sonhos em cada etapa da gestação. Veja como é pertinente:

  • No início da gravidez, tudo é novidade. É nessa fase que surge a ansiedade em relação ao nascimento do bebê, a consciência para as transformações corporais é despertada e em função da formação do líquido amniótico, a grávida tem maior propensão a sonhar com água, mar, inundações e afins.
  • No segundo trimestre, a mulher já está adaptada à realidade de gestante e já se sente bastante ligada ao bebê, mas ainda assim, demonstra insegurança com a própria aparência e preocupação com a relação conjugal. Nessa fase, elas tendem a sonhar que estão sendo traídas, que não há leite para amamentar o bebê ou que ele foi esquecido em algum lugar.
  • No terceiro trimestre, as futuras mamães querem saber mais sobre o bebê e passam horas imaginando como serão as feições do seu filho ou filha. É por isso que sonhos sobre o sexo e a chegada do pequeno costumam a povoar a mente da grávida nessa reta final.

Infelizmente não se tem muito o que fazer para reduzir a incidência desses sonhos, uma vez que grande parte dos sonhos é por causas hormonais, o que a mulher pode fazer para ajudar a reduzir a incidência de sonhos estranhos na gravidez, é reduzir o ritmo a noite. Cerca de duas horas antes de dormir, desacelerar desligando aparelhos eletrônicos que causem estímulo como celular, computador e até mesmo a TV.

E por outro lado, registrar os sonhos em um diário pode ser algo bem interessante. Mas se esses sonhos tem te incomodado, vale tentar mudar de posição para dormir melhor, e em casos extremos, é aconselhado procurar a ajuda de um especialista, como um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra.

 
Gostou dessas informações? Que tal permanecer conosco e ler um pouco mais? Temos outros posts bem interessantes sobre assuntos que são dúvidas comuns no nosso blog.
 

Além de continuar aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

DRA. ANA CRISTINA​

GINECOLOGISTA, OBSTETRA, ULTRASSONOGRAFISTA E UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA CLÍNICA.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO