Em dúvida sobre a escolha sobre o tipo de parto? Procurando um médico especialista para acompanhá-la?
Abaixo iremos explicar os tipos de parto:
– Parto Nomal: é o parto que o bebê nasce pela vagina. As principais vantagens são o tempo de recuperação da mãe, menores chances de problemas respiratório do bebê devido as contrações que fazem com que os pequenos expulsem o líquido retido nos pulmões e fortalecimento do sistema imunológico devido ao contato com as bactérias do canal vaginal.
– Parto Natural: É uma das versões do parto normal, no entanto, não há a presença de intervenções médicas, como por exemplo episiotomia, indução com ocitocina sintética, anestésicos ou outros medicamentos. Mesmo não havendo intervenções médicas citadas acima, o parto natural só deve ser realizado em um hospital, com todas as condições médicas necessárias para o caso de haver alguma emergência inesperada para a mãe ou mesmo para o bebê.
– Cesárea: É o parto cirúrgico no qual é feito um corte no abdômen da mulher para a retirada do bebê, podendo ser planejada ou de emergência. A cesárea planejada ou eletiva ocorre ou quando a mulher escolhe a cirurgia por vontade própria ou quando existe alguma condição de saúde, como um bebê em posição pélvica ou placenta prévia, aumentando o risco do parto normal. Já a cesárea de emergência ocorre quando existe algum imprevisto durante o parto normal que coloca em risco a saúde do bebê e da mãe, como descolamento da placenta e prolapso do cordão umbilical, etc.
É inegável que quando realizada para preservar a saúde de mãe e bebê, as cesáreas salvam vidas.
No entanto, temos algumas desvantagens, como por exemplo, a recuperação mais lenta da mãe e maior risco de infecções.
– Parto Humanizado: Ao contrário do que as pessoas imaginam, qualquer tipo de parto, normal ou cesárea, pode ser humanizado. O diferencial está no protagonismo da mulher nesse momento e no tipo de ambiente pensado para esse procedimento. Em geral são ambientes que lembram o útero materno: silencioso, de temperatura amena e com pouca iluminação.
O grande problema encontrado nesse tipo de parto é encontrar uma equipe que atenda aos desejos da mulher, uma vez que no Brasil a grande maioria das equipes são adeptas exclusivamente a práticas intervencionistas.
Agora que você já conhece os 4 principais tipos de parto, basta escolher o que você mais se identifica e conversar com sua obstetra para que toda a equipe esteja alinhada com suas preferências.
Aqui na Clínica Nattus, somos especialistas em Ultrassonografia e Medicina Fetal. Contamos com vários médicos especialistas nessas áreas que poderão auxiliá-los tanto nos exames de Ultrassom quanto para o acompanhamento gestacional.
Se você deseja, realizar o acompanhamento de Pré-Natal e os exames de Ultrassom no mesmo dia e local a Clínica Nattus é sua melhor opção.
Nossos endereços:
Abaixo, nossos contatos para mais informações e links para agendamento online.
LEBLON
Avenida Ataulfo de Paiva, nº 135 – sala 407
Leblon – Rio de Janeiro
TIJUCA
Rua Eng. Enaldo Cravo Peixoto, nº 105, sala 613
Tijuca – Rio de Janeiro
Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro
Siga-nos nas Redes Sociais:
Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO