Vitaminas: Conheça a sua importância para a gestação e onde encontrá-las

Você sabia que as vitaminas têm papel importantíssimo antes, durante e após a gestação?

As vitaminas e os sais minerais, também chamados de micronutrientes, são necessários para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento normal do organismo. Eles devem ser consumidos diariamente em quantidade satisfatórias.

No entanto, muitas vezes as mulheres apresentam níveis inadequados. Isso ocorre devido à má alimentação e a ingestão limitada de alimentos de origem animal, vegetal e alimentos fortificados, especialmente em países de baixa renda.

Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para garantir que o bebê se desenvolva de maneira saudável enquanto ainda está dentro da sua barriga. Desta maneira, a formação inicial de sua estrutura física e cerebral fará diferença no seu desenvolvimento a longo prazo.

Por outro lado, os efeitos da deficiência dessas substâncias serão potencialmente nocivos tanto para a mãe quanto para o bebê. Alguns dos problemas comuns ocasionados são: anemia, hipertensão, abortamento, parto prematuro, malformações e recém-nascidos de baixo peso.

Durante a gravidez a necessidade de alguns micronutrientes, como as vitaminas A e C, Complexo B, ferro, iodo, zinco, magnésio, selênio aumenta. Cerca de 20 a 30% das mulheres grávidas sofrem de alguma deficiência vitamínica ou mineral e, sem profilaxia, aproximadamente 75% mostram déficit de pelo menos um micronutriente.

Por este motivo, o estado nutricional de uma mulher deve ser avaliado no período pré-concepcional. O objetivo é otimizar a saúde materna, fetal e infantil. Mudanças dietéticas relacionadas com a gestação devem começar antes da concepção e ser mantidas através da gravidez e durante a lactação.

Portanto, é muito importante ter um obstetra de confiança, que através das consultas de pré-natal irá orientar a gestante sobre a dieta adequada, identificar possíveis carências nutricionais e eventualmente indicar suplementos ou, em caso de necessidade, encaminhá-la para um nutricionista.

ALERTA: A grávida não deve tomar suplementos vitamínicos sem o aval do médico.

E se você quer saber mais sobre as vitaminas e em quais alimentos encontrá-las, confira a lista abaixo:

VITAMINA A – Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê.

Onde encontrar: Óleos de peixe, gema de ovo, frutas vermelhas e amarelas, vegetais amarelos, vermelhos e verde escuros.

COMPLEXO B – Essa família inclui as vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico. Elas contribuem para a formação de células novas. A vitamina B6 ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e a B12 é importante para a produção de células vermelhas no sangue.

Onde encontrar: Vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite.

VITAMINA C – Essa vitamina ajuda a produzir tecidos novos, sendo assim fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ela ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos.

Onde encontrar: Frutas cítricas, papaia, vegetais verdes e batatas

VITAMINA D – É fundamental para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê.

Onde encontrar: Peixes de carne gordurosa, como salmão, ovos, margarina e manteiga. Mas lembre-se: tomar banho de sol nos braços e pernas por 15 minutos sem protetor é fundamental para sintetizar essa vitamina.

VITAMINA E – É antioxidante que ajuda a defender as células.

Onde encontrar: Germe de trigo, gema de ovo, sementes, margarinas, nozes e vegetais verdes.

Agora você está pronta para se alimentar melhor e ter uma gestação mais saudável! Então é só fazer com que alimentação balanceada seja um hábito constante em sua vida! Seu bebê vai te agradecer no futuro.

E se você gostou dessas informações, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Fonte: Recomendações SOGESP, Vol. 2

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus
Avenida Ataulfo de Paiva, Nº 135 – SL. 407 / Leblon – Rio de Janeiro

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO