Você sabia que as vitaminas têm papel importantíssimo antes, durante e após a gestação?
As vitaminas e os sais minerais, também chamados de micronutrientes, são necessários para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento normal do organismo. Eles devem ser consumidos diariamente em quantidade satisfatórias.
No entanto, muitas vezes as mulheres apresentam níveis inadequados. Isso ocorre devido à má alimentação e a ingestão limitada de alimentos de origem animal, vegetal e alimentos fortificados, especialmente em países de baixa renda.
Manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para garantir que o bebê se desenvolva de maneira saudável enquanto ainda está dentro da sua barriga. Desta maneira, a formação inicial de sua estrutura física e cerebral fará diferença no seu desenvolvimento a longo prazo.
Por outro lado, os efeitos da deficiência dessas substâncias serão potencialmente nocivos tanto para a mãe quanto para o bebê. Alguns dos problemas comuns ocasionados são: anemia, hipertensão, abortamento, parto prematuro, malformações e recém-nascidos de baixo peso.
Durante a gravidez a necessidade de alguns micronutrientes, como as vitaminas A e C, Complexo B, ferro, iodo, zinco, magnésio, selênio aumenta. Cerca de 20 a 30% das mulheres grávidas sofrem de alguma deficiência vitamínica ou mineral e, sem profilaxia, aproximadamente 75% mostram déficit de pelo menos um micronutriente.
Por este motivo, o estado nutricional de uma mulher deve ser avaliado no período pré-concepcional. O objetivo é otimizar a saúde materna, fetal e infantil. Mudanças dietéticas relacionadas com a gestação devem começar antes da concepção e ser mantidas através da gravidez e durante a lactação.
Portanto, é muito importante ter um obstetra de confiança, que através das consultas de pré-natal irá orientar a gestante sobre a dieta adequada, identificar possíveis carências nutricionais e eventualmente indicar suplementos ou, em caso de necessidade, encaminhá-la para um nutricionista.
ALERTA: A grávida não deve tomar suplementos vitamínicos sem o aval do médico.
E se você quer saber mais sobre as vitaminas e em quais alimentos encontrá-las, confira a lista abaixo:
VITAMINA A – Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê.
Onde encontrar: Óleos de peixe, gema de ovo, frutas vermelhas e amarelas, vegetais amarelos, vermelhos e verde escuros.
COMPLEXO B – Essa família inclui as vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e o ácido fólico. Elas contribuem para a formação de células novas. A vitamina B6 ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e a B12 é importante para a produção de células vermelhas no sangue.
Onde encontrar: Vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite.
VITAMINA C – Essa vitamina ajuda a produzir tecidos novos, sendo assim fundamental para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ela ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos.
Onde encontrar: Frutas cítricas, papaia, vegetais verdes e batatas
VITAMINA D – É fundamental para a absorção do cálcio e para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê.
Onde encontrar: Peixes de carne gordurosa, como salmão, ovos, margarina e manteiga. Mas lembre-se: tomar banho de sol nos braços e pernas por 15 minutos sem protetor é fundamental para sintetizar essa vitamina.
VITAMINA E – É antioxidante que ajuda a defender as células.
Onde encontrar: Germe de trigo, gema de ovo, sementes, margarinas, nozes e vegetais verdes.
Agora você está pronta para se alimentar melhor e ter uma gestação mais saudável! Então é só fazer com que alimentação balanceada seja um hábito constante em sua vida! Seu bebê vai te agradecer no futuro.
E se você gostou dessas informações, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.
Fonte: Recomendações SOGESP, Vol. 2