Gestação vegana

Saiba como manter todos os níveis de nutrientes essenciais para você e seu bebê durante a gestação

 
Uma dúvida muito comum que deixam as futuras vovós de cabelo em pé é se a filha gestante, que é vegetariana ou vegana, pode continuar mantendo a mesma dieta durante a gestação.
A resposta é sim! No entanto, a gestação é um período que precisamos manter uma dieta balanceada com ingestão de nutrientes extras para abastecer o nosso organismo e também o do bebê que está se formando.
 
O equilíbrio entre vitaminas, minerais e proteínas é importantíssimo para uma gravidez saudável e um acompanhamento nutricional é muito bem-vindo. Uma vez que muitas vezes é necessário um suplemento extra para suprir todas as necessidades do momento.
 Uma dica muito boa é caprichar na ingestão de alimentos ricos em:
 
  • Proteína: encontrado nas leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, soja) e também nas oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes). Se você é vegetariana, os ovos são excelentes fontes de proteína.
  • Ferro: presente em abundância nas verduras escuras e legumes (brócolis, couve, beterraba), além dos grãos (ervilha, lentilha). Mas também podemos encontrá-lo nas frutas secas, castanhas e sementes (como abóbora e gergelim).
  • Cálcio: presente em verduras escuras (espinafre, couve, brócolis) e também nas castanhas. Para as vegetarianas os laticínios também são excelentes fontes de cálcio.
  • Zinco: adicione no seu dia a dia alimentos como castanhas, sementes e gérmen de trigo. Alguns alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, ervilha, soja e grãos integrais, também são boas fontes de zinco.
  • Vitamina D: adquirida pela exposição solar. No entanto, atualmente é comum ser prescrita pelo seu médico, uma vez que pegar sol sem proteção está cada vez mais prejudicial à saúde. Além disso, a  Vitamina D é um ótimo aliado para absorção do cálcio
  • Vitamina B12: é essencialmente encontrada em produtos de origem animal, portanto grávidas veganas precisam de uma fonte alternativa diariamente. As fontes veganas de vitamina B12 incluem suplementos e alimentos enriquecidos, como leite de soja e alguns cereais matinais. 
 
Pronto, seguindo essas dicas você consegue se alimentar de forma saudável para você e para o seu bebê.
E lembre-se de falar com o seu médico sempre que surgir alguma dúvida sobre sua alimentação e sobre qualquer outro assunto relacionado à sua gestação.
 

Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO