Saiba como manter todos os níveis de nutrientes essenciais para você e seu bebê durante a gestação
Uma dúvida muito comum que deixam as futuras vovós de cabelo em pé é se a filha gestante, que é vegetariana ou vegana, pode continuar mantendo a mesma dieta durante a gestação.
A resposta é sim! No entanto, a gestação é um período que precisamos manter uma dieta balanceada com ingestão de nutrientes extras para abastecer o nosso organismo e também o do bebê que está se formando.
O equilíbrio entre vitaminas, minerais e proteínas é importantíssimo para uma gravidez saudável e um acompanhamento nutricional é muito bem-vindo. Uma vez que muitas vezes é necessário um suplemento extra para suprir todas as necessidades do momento.
Uma dica muito boa é caprichar na ingestão de alimentos ricos em:
- Proteína: encontrado nas leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, soja) e também nas oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes). Se você é vegetariana, os ovos são excelentes fontes de proteína.
- Ferro: presente em abundância nas verduras escuras e legumes (brócolis, couve, beterraba), além dos grãos (ervilha, lentilha). Mas também podemos encontrá-lo nas frutas secas, castanhas e sementes (como abóbora e gergelim).
- Cálcio: presente em verduras escuras (espinafre, couve, brócolis) e também nas castanhas. Para as vegetarianas os laticínios também são excelentes fontes de cálcio.
- Zinco: adicione no seu dia a dia alimentos como castanhas, sementes e gérmen de trigo. Alguns alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, ervilha, soja e grãos integrais, também são boas fontes de zinco.
- Vitamina D: adquirida pela exposição solar. No entanto, atualmente é comum ser prescrita pelo seu médico, uma vez que pegar sol sem proteção está cada vez mais prejudicial à saúde. Além disso, a Vitamina D é um ótimo aliado para absorção do cálcio
- Vitamina B12: é essencialmente encontrada em produtos de origem animal, portanto grávidas veganas precisam de uma fonte alternativa diariamente. As fontes veganas de vitamina B12 incluem suplementos e alimentos enriquecidos, como leite de soja e alguns cereais matinais.
Pronto, seguindo essas dicas você consegue se alimentar de forma saudável para você e para o seu bebê.
E lembre-se de falar com o seu médico sempre que surgir alguma dúvida sobre sua alimentação e sobre qualquer outro assunto relacionado à sua gestação.
Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.