10 curiosidades de gestantes e seus bebês

Recentemente fizemos um post aqui no blog sobre os principais mitos sobre a gestação que muitas pessoas juram que são verdades (clique aqui e veja o post). Mas desta vez queremos fazer o caminho contrário. Você sabia que existem muitas curiosidades bem interessantes durante a gravidez que são desconhecidas ou pouco comentadas?
 

Venha conhecer o fantástico mundo da gestação conosco!

 

1 – O bebê ouve quando você fala com ele

Sim o bebê escuta tudo o que você conversa! No terceiro mês de gestação, o bebê já está totalmente formado e começa, basicamente, a crescer e ganhar peso. E o seu aparelho auditivo já está apto a perceber sons. Então, ele não apenas ouve sua voz como capta outros ruídos externos. Por mais incrível que pareça, em certas gestações de risco, quando existe perigo de parto prematuro, algumas mamães conversam com a criança, pedem que ela não nasça antes da hora. Acredite: essa é uma prática comum e muitas vezes funciona! Aproveite esses nove meses de gestação e converse bastante com seu bebê, cante para ele e diga o quanto ele é amado e desejado. Amor e carinho nunca são demais!
 

2- O bebê não sabe quando os pais fazem sexo

Na hora do sexo, muitas mamães e papais ficam inseguros achando que o bebê vai saber ou sentir que vocês estão tendo relações sexuais. Não se preocupe. Isso não acontece!
Embora o bebê perceba que algo está acontecendo por conta das alterações da frequência cardíaca e respiratória da mãe, ele não faz ideia do que é. Isso porque essas alterações também acontecem em casos de ansiedade, nervosismo, prática de atividade física, etc.
Outra dúvida que os futuros papais tem é pensar que o bebê vê ou sente algum incômodo com a penetração. Mas fiquem tranquilos, isso não acontece.
O sexo faz bem ao bebê, pois aumenta o fluxo sanguíneo na região genital e uterina, levando mais nutrientes para o bebê.
 

3- O bebê pode vir a ter preferências musicais desde a barriga da mãe

Verdade seja dita, eles não distinguem rock de tango, no entanto estudos indicam que os bebês podem apresentar sinais de relaxamento quando ouvem certo tipo de música.
As músicas clássicas são excelentes para isso, pois acredita-se que ela tenha ritmo semelhante aos batimentos cardíacos da mãe. O mais incrível é que as composições de Mozart estão na lista das preferidas de todos os bebês. Mas além disso, saiba que o gosto musical da mãe também influencia o bebê, pois ao escutar determinada música que a relaxe, essa sensação também será transmitida ao bebê, provocando maior bem-estar.
Agora uma dica super valiosa: especialistas dizem que quando bebê está com cólica, escutar uma música que ouvia enquanto estava dentro da barriga, pode acalmá-lo.
 

4- O bebê já tem personalidade mesmo antes de nascer

Ao que tudo indica, alguns traços de temperamento e personalidade se formam ainda no ventre materno. Bebês mais agitados durante a gestação, que chutam muito, tendem a se tornar crianças mais ativas depois que nascem. O fato é que, já ao nascer, seu bebê será único e com um estilo próprio de expressar emoções.
 

5 – O coração do bebê em desenvolvimento começa a bombear sangue com seis semanas

O coração é o primeiro órgão a ser formado no bebê e a partir da 8ª semana o coração de um bebê bate regularmente cerca de 160 vezes por minuto. Sendo o bombeamento audível com a ajuda de um dispositivo de ultrassom.
 

6 – Os bebês abrem os olhos dentro do útero e podem ver a luz do lado de fora

Embora os olhos de um bebê possam “ver” a luz a partir da 16ª aproximadamente, seus olhos não estão totalmente formados até a 20ª semana. E é somente entre as semanas 26 e 28 que os bebês abrem os olhos pela primeira vez.
Mesmo com a visão é bastante obscura, eles podem ver e reagir à fontes brilhantes de luz como o sol ou uma lanterna apontada para a barriga da mamãe.
 

7 – Os bebês podem saborear a comida que a mãe come no útero

Moléculas de sabor dos alimentos que uma mãe come passam através da placenta para o líquido amniótico do bebê. E dessa forma o bebê a partir da 11ª semana pode “provar” os sabores que a mamãe ingere. No entanto, suas papilas gustativas estão totalmente maduras entre as semanas 28 e 29 e essa sensação de saborear os alimentos se torna mais forte. Esse é um dos motivos para que as mamães comam alimentos saudáveis e variados durante a gestação e até mesmo durante a amamentação, para que o bebê comece a identificar e se familiarizar com alguns determinados sabores na fase de introdução alimentar.
 

8 – O volume de sangue de uma mulher pode aumentar de 30% para 50% ao longo de uma gravidez

E esse é um dos motivos pelo qual os pés incham e dores surgem aparentemente de lugar nenhum em muitas mulheres grávidas. Para abrir espaço para todo o novo fluido, que ajuda a nutrir um bebê em desenvolvimento, um hormônio chamado relaxina expande os vasos sanguíneos e o coração da mãe, o que muitas vezes acaba causando hemorroidas e varizes.
 

9 – Gestantes sentem mais calor

Durante a gestação, o metabolismo da mulher fica mais acelerado e a temperatura do corpo da gestante se eleva. A média de elevação é de 0,5°C, mas já é o suficiente para sentir muito mais calor. No fim da gravidez, por conta do esforço para carregar a barriga, a sensação piora ainda mais.
Se esse período coincidir com o verão, o calor e consequentemente o cansaço ficam enormes e a hidratação constante se torna obrigatória! Por isso evite locais muitos quentes e aglomerados, você pode não se sentir muito bem.
 

10 – Gestantes apresentam brilho na pele

Você já deve ter ouvido falar ou visto alguma amiga grávida com um brilho especial na pele. Isso é real, sabia? A explicação é que, quando uma mulher está grávida, a quantidade de sangue no corpo dela aumenta. E esse sangue extra acaba aparecendo na pele, especialmente nas bochechas.
Além disso, os hormônios femininos, que estão trabalhando a todo vapor, deixam as glândulas oleosas mais ativas, resultando em uma aparência mais brilhante e em uma pele mais macia. A combinação desses óleos extras e do sangue a mais resulta em um brilho notável e muito bonito.
 
Agora me diga, o que você achou dessas curiosidades? Algumas são bem diferentes e outras bem interessantes, não é mesmo?
 
Compartilhe esse post com as suas amigas gestantes para que elas saibam as 10 principais curiosidades desse período tão mágico na vida de uma mulher.
 

Gostou dessas informações? Então, continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.

Dra. Clara Antunes

Além de ginecologista, obstetra, ultrassonografista, também é Fetóloga, estando habilitada a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem.

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Compartilhar é se importar!

Compartilhe este conteúdo com quem você acredita que ele pode ser útil. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gostou desse conteúdo?

Aqui separamos um outro post que talvez seja interessante para você.

Quer receber diretamente no seu email? Cadastre-se abaixo na nossa newsletter!

Clinica Nattus

Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, Nº 105 – Sl. 613 / Tijuca – Rio de Janeiro

Siga-nos nas Redes Sociais:

Desenvolvido por: GLUE DESIGN STUDIO