Conheça as perguntas mais frequentes que as futuras mamães fazem sobre o aleitamento materno.
É muito comum surgirem várias dúvidas sobre a amamentação nas mamães de primeira viagem. Por isso, para ajudá-las a esclarecer seus questionamentos, fizemos uma lista com as 10 principais perguntas que recebemos constantemente sobre esse assunto – Dos cuidados à importância do aleitamento materno para o bebê.
Acompanhe conosco!
1. Como deve ser a pega correta?
O bebê precisa abocanhar, não só o mamilo, mas grande parte da aréola.
2. O que acontece se o bebê pega só o mamilo?
Causa fissura no mamilo e o bebê não consegue retirar o leite materno que está armazenado nos seios lactíferos, localizados atrás da aréola.
3. E como deve ser a posição ideal para a amamentação?
O corpo do bebê deve estar bem junto ao corpo da mãe, virado de frente para a mama, “barriga com barriga”.
4. O que produz mais leite?
Quanto mais o bebê suga, mais leite materno é produzido.
5. De quanto em quanto tempo o bebê deve mamar?
A amamentação deve ser em livre demanda (a qualquer hora e sempre que ele quiser. No entanto, não se deve exceder mais de três horas de intervalo entre as mamadas nos primeiros dias).
6. Quanto tempo deve durar cada mamada?
Depende de cada bebê. Ele deve esvaziar a primeira mama oferecida, para depois passar para a segunda mama e assim, ficar o tempo que quiser.
7. Como tratar uma fissura?
Passando o próprio leite materno e em seguida, expondo os seios ao sol.
8. Como tratar o ingurgitamento mamário (mamas endurecidas por acúmulo de leite)?
O ideal é colocar o bebê para mamar com mais frequência. Além disso, fazer massagem e ordenha manual também ajuda muito nesse processo.
9. No caso de mastite/abscesso a amamentação deve ser suspensa?
Não deve ser suspensa. Desde que, a mão não apresente mal estar ou que o local da infecção seja muito próximo da aréola, com saída de secreção purulenta pelo mamilo.
10. Por que evitar o uso de chupetas ou bicos?
Muitos bebês fazem “confusão de bicos”, assim passando a rejeitar o mamilo por ser mais difícil de sugar.
Agora você já está mais preparada para curtir esse momento mágico e de ligação profunda com o seu bebê. Além disso, procure, sempre que possível, estar em um local tranquilo e relaxada, e o mais importante, aproveite esses instantes a sós com sua cria.
Se você já realizou alguma cirurgia mamária ou utiliza/utilizou prótese mamária, então, leia também o post que fizemos sobre: As cirurgias mamárias, o uso de próteses e a amamentação.
Gostou dessas informações? Então continue aqui nos acompanhando, se inscreva em nossa newsletter e receba nossas novidades. Além disso, compartilhamos conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Já nos segue por lá?
Acesse agora nosso Instagram e o nosso Facebook e curta nossas páginas.