O que fazer se o sangue da gestante for fator Rh negativo e do pai positivo?

Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação.

O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.

Isso acontece porque quando a mulher possui o Rh negativo e entra em contato com o sangue Rh positivo seu corpo reagirá produzindo anticorpos contra o RH positivo, o nome disso é sensibilização ao RH.

Normalmente não existem complicações durante a primeira gravidez porque a mulher só entra em contato com o sangue do bebê durante o parto. No entanto, existe a possibilidade de acidente ou outro procedimento médico invasivo de urgência durante a gestação, o que colocaria o sangue da mãe em contato com o do bebê, e se isso acontecer, o bebê pode sofrer graves alterações.

A solução para evitar essa sensibilização da mãe ao Rh é que a mulher tome uma injeção de imunoglobulina durante a gestação, para que o seu corpo não forme anticorpos anti-Rh positivo.

Apesar de parecer algo complicado, ou perigoso, esse é um procedimento muito comum, e feito rotineiramente. Portanto, não há com o que se preocupar.

Apesar do tratamento com injeção de imunoglobulina ser indicado para todas as gestantes com sangue Rh negativo, cujo pai tem RH positivo, existem alguns médicos que optam por tratar todas as gestantes com fator Rh negativo para o caso do risco do pai ser diferente do imaginado.

Caso o tratamento adequado não seja feito e essa injeção de imunoglobulina não seja tomada, há um grande risco do bebê desenvolver a Doença de Rhesus, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido. Ou seja, o bebê pode nascer com anemia grave, inchaços e aumento do fígado, por exemplo.

Então não perca tempo, se você ainda não iniciou seu pré-natal, comece agora mesmo e investigue seu tipo sanguíneo.

Gostou dessas informações? Que tal continuar no nosso site e ler um pouco mais sobre saúde da mulher?

Além do nosso blog, compartilhamos quase todos os dias conteúdos e informações super úteis nas nossas redes sociais. Você já nos segue por lá?

Dra. Ana Cristina

Ginecologista, obstetra, ultrassonografista e uma das responsáveis pela clínica.